QUEM SOMOS

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Associação Projeto Arte e Cidadania

CNPJ: 30.391.303/0001-43

Local: Rua Padre Osvaldo Stracke, 151 Centro

Cidade: Sobradinho/RS

Contato: (51) 98241-2005

SITE: www.arteecidadania.com

Instagran: @projetoarteecidadania

Página no Facebook: Projeto Arte e Cidadania

 

 

 O Projeto Arte e Cidadania tem em manutenção de 10 (dez) oficinas com acesso gratuito para atender mais de 450 crianças e adolescentes da cidade de Sobradinho-RS. As oficinas ofertadas são: música (canto e coral), teatro, esporte e recreação, oficina de vôlei, patinação, artes visuais, computação, artes marciais e futebol de campo, este com parcerias dos municípios de Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul, no turno inverso a escola.

 Onde as crianças terão transporte ida e volta para se deslocarem até a escola sempre acompanhados de professores, nosso projeto também oferece alimentação para os alunos sem custo nenhum.

1. JUSTIFICATIVA

Promover projetos sociais é um passo muito importante para contribuir na formação das nossas crianças e adolescentes. Ao trabalhar com os aspectos sociais todos saem ganhando, a longo prazo teremos resultados positivos em nossa sociedade, essas atividades desenvolvidas ajudam a diminuir barreiras e diferenças sociais, dando oportunidades para quem muitas vezes tem o talento, mas não consegue desenvolver suas habilidades por não ter condições financeiras ou até mesmo por não estar inserido na sociedade.

 

2. OBJETIVO GERAL

Este projeto tem como objetivo dar oportunidades para crianças e adolescentes em situação financeira menos favorável o direito de estar inserido num contexto social, desenvolvendo suas habilidades e talentos através de oficinas nas quais a família não teria condições de pagar. Despertando assim a autoestima e valorização pessoal o que de fato, diminui o fator de risco que a sociedade apresenta.

 

 

3. OBJETIVOS ESPECIFICOS

Oficina de Teatro: 

  • Danuze Borges e Neusa Vinhas.  Cada turno conta com o trabalho de 2 professoras.

Responsável pela alimentação: Fabi Lanches.

Número de Alunos no turno da manhã: 35

Número de Alunos no turno da tarde: 35

Local: Auditório Escola Copetti

Horário: Manhã 9 ás 11 horas e tarde 14 ás 16 horas

 

  • Explorar a criatividade através do teatro e expressão corporal.

  • Promover um ambiente de concentração e comprometimento.

  • Desenvolver a expressão oral e motora

 

Oficina de Patinação: 

A patinação artística tem muitos benefícios, como o , a e a . Fortalece a musculatura de pernas, braços e coluna, ajudando a manter a postura ereta. A criança aumenta o controle dos movimentos e aprende a cair sem se machucar, desenvolvendo também agilidade de raciocínio.

 

Oficina de Computação: 

Envolver os pequenos desde cedo no aprendizado da linguagem de programação é muito positivo por vários motivos. Por incrível que pareça, as vantagens vão bem além do aspecto profissional. Programar estimula a criatividade, o raciocínio lógico e matemático, a socialização, entre outros.

Desenvolvimento de jogos e aplicativos

Solução de problemas por meio da tecnologia

Estímulo do raciocínio lógico

Desafios constantes à criatividade

Melhor aproveitamento da internet

Oficina e Violão: 

Tocar um instrumento exercita a coordenação motora, desenvolve as capacidades da mente e o raciocínio. Aumenta a sociabilidade, ou seja, ensina a trabalhar em grupo. Mas o mais importante é que mexe com a autoestima. Não se toca para os outros sem uma boa dose de autoconfiança.

A ação de tocar violão estimula várias áreas do cérebro, contidas nos dois hemisférios. Isso porque esta ação ativa: a área da memória para nos lembrarmos dos acordes e letras das canções. A área auditiva para acompanhar os músicos caso não estejamos tocando sozinhos. Área visual… Enfim, grande parte das áreas do cérebro são ativadas e isso favorece o desenvolvimento dele.

E os benefícios de um cérebro mais desenvolvido são muitas. Portanto, só pelo fato de ser um músico a pessoa tende a ter, entre outras coisas:

  • Uma memória mais desenvolvida.

  • Maior facilidade na recuperação motora, caso necessite.

  • Maior capacidade lógica.

  • Maior facilidade de compreensão da comunicação.

 

Oficina de Esportes e Recreação 

 

  • Proporcionar lazer e aprendizado.

  • Reduzir a exposição de crianças e adolescentes em situação de   vulnerabilidade social.

  • Despertar o gosto pela prática esportiva.

Oficina de Vôlei: 

                        Melhora a cognição;

                               Estimula a sinapse dos neurônios;

                         Melhora as capacidades físicas funcionais;

                               Melhora as capacidades cardiorrespiratórias;

                         Fortalece o corpo;

                         Melhora a coordenação motora;

                         Aumenta a flexibilidade;

                         Ajuda na saúde dos ossos;

                         Pode ajudar o aumento da massa muscular;

                         Alivia o estresse;

                         Estimula membros inferiores e superiores do corpo.

 

 

Oficina de Canto e Coral

 

  • Despertar o gosto pela música e suas manifestações;

  • Desenvolver o senso artístico, criativo e social;

  • Desenvolver a criança integralmente;

  • Enriquecer da aprendizagem da criança, bem como do seu vocabulário;

  • Auxiliar o aluno na sua formação pedagógica, psicológica, social e cultural;

  • Desenvolver a atenção e aumentar o comprometimento com as atividades escolares;

 

 

Oficina de Artes Visuais: 

O Ensino de Artes Visuais fomenta a ampliação da aquisição de conhecimentos e potencialidades por parte do aluno. Através da Arte a criança pode se expressar, expor seus sentimentos e ideias, ampliar sua relação com o mundo ao seu redor. Assim sendo, ele utiliza as Artes Visuais como uma forma de expressão, adquire sensibilidade e competência para lidar com formas, cores, imagens, gestos, sons e demais expressões.

 As Artes Visuais e o conhecimento da imagem são de grande importância na Educação Infantil, se tornam fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e perceptivo da criança. É importante utilizar a Arte como um recurso que auxilia na formação da criança, trabalhando-a não como passatempo ou um recurso decorativo, mas sim como uma forma de aprendizagem, cheia de objetivos importantes no desenvolvimento do aluno.

A criança na Educação Infantil precisa de estímulo para adquirir novos saberes e se apropriar de seus conhecimentos. O educador deverá incentivá-la em suas criações, valorizar suas diversas formas de expressão e de se comunicar com o meio.

 

 Oficina de Artes Marciais:  SEXTA-FEIRA

 

Artes Marciais são disciplinas físicas e mentais com um passado guerreiro (“artes militares”), que tem como objetivo um desenvolvimento dos praticantes por meio da autodefesa ou da submissão do adversário mediante diferentes técnicas. Na atualidade, as artes marciais são praticadas por diferentes razões que incluem esporte, saúde, defesa pessoal, desenvolvimento pessoal e social, disciplina da mente, formação do caráter e do crescimento da autoconfiança.

 

Principais vantagens das artes marciais para crianças

  • Diminui a agressividade – Ao contrário que muitos pensam, as artes marciais para crianças diminuem e não aumentam a agressividade. Crianças mais exaltadas aprende a controlar melhor suas emoções com o treinamento adequado.

  • Crianças mais ativas – Hoje em dia é cada vez mais difícil fazer com que os pequenos se exercitem com tantas distrações tecnológicas dentro de casa! O interesse pelas artes marciais faz com que as crianças passem mais tempo fora de casa, e ainda se interessem por outros esportes.

  • Aprender a falhar – As artes marciais não são fáceis, principalmente no começo do aprendizado.  Seja falhar em uma sequência, não passar em um exame ou levar um golpe duro: tudo vai fazer seu filho entender e aprender a encarar as adversidades da vida.              

  • Mais confiança e menos timidez – Crianças acabam se soltando nos treinos de artes marciais. Acabam ficando mais sociáveis e autoconfiantes. Isto acaba refletindo em outros aspectos da vida dos pequenos.

  • Mais foco –  A concentração e o foco são essenciais para o aprendizado de artes marciais. A criança vai aprender a se concentra no treino, e pode usar esta mesma habilidade nos estudos.

  • Respiração – A pessoa costuma piorar sua respiração ao longo dos anos. A criança nas artes marciais aprende os poderes de respirar de maneira correta desde cedo.

 

Oficina de Futebol de Campo:  SÁBADOS

 

 

O futebol é uma excelente escolha de atividade física para as crianças. A prática auxilia na evolução física, coordenação motora, velocidade de reação, desenvolvimento psicológico, socialização, autoestima e autoconfiança dos pequenos. Vale ressaltar que além de fazer com que a criança se sinta aceita e pertencente a um grupo social, o esporte melhora as habilidades sociais.

Disciplina: O futebol é um esporte que inclui muitas regras, com isso, a atividade contribui para que os pequenos absorvam que é necessário ter disciplina.  No campo, por exemplo, a criança precisa respeitar o juiz e ter uma postura gentil, caso contrário, será expulso do jogo.

 

Espírito de equipe: O exercício pode ser considerado uma escola para vida, durante o jogo a criança percebe que é necessário a ajuda dos outros colegas para ganhar e, que nesse momento é preciso da equipe para todos conquistarem a vitória. 

 

Desenvolvimento cognitivo: Praticar o futebol ajuda no desenvolvimento da coordenação motora da criança, proporciona uma boa visão periférica e aumenta a velocidade de raciocínio. 

 

Aprender com as derrotas: Um ensinamento importante da escolinha de futebol é que as crianças aprendem que nem sempre se ganha e, que nem tudo acontece como o esperado. O espírito de que é necessário erguer a cabeça e seguir em frente também faz parte do mundo do futebol, e no fim das contas, sempre haverá um novo jogo e um novo desafio para enfrentar.

 

Saúde: O futebol também auxilia no aumento de massa muscular, principalmente dos membros inferiores, ajudando no desenvolvimento dos ossos. Melhorar a oxigenação do sangue, ajudar na formação do tecido muscular e fortalecer a função cardíaca, também são alguns dos benefícios da escolinha de futebol para crianças. 

 

 

4. CRONOGRAMA DAS OFICINAS

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Sábado

MANHÃ

Teatro

Computação

Esporte/Rec.

Canto/Coral

Artes Visuais

 

Futebol de Campo

TARDE

Teatro

Computação

Esporte/Rec.

Canto/Coral

Artes Visuais

 

Futebol de Campo

TARDINHA

Patinação

 

Vôlei

 

Artes Marciais

 

 

5. RECURSOS DISPONÍVEIS

  • MATERIAIS: Vão ser proporcionados nas oficinas.

  • FINANCEIROS:

- Parcerias com empresas privadas;

 

 

CUSTOS FIXOS

 

Anual (nove meses)

R$ 6.100,00

R$ 61.000,00

Alimentação

R$ 2.000,00

R$ 18.000,00

Material oficinas (media)

R$ 4.000,00

R$ 150,00 ao mês

R$   1.500,00

 

Total : R$ 8.650,00 Mensal

 

R$ 84.500,00

 

6. AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, valorizando todo o processo de desenvolvimento da criança em todos os aspectos: físicos, sociais, psicológicos e pedagógicos.

7. RESPECTIVAS CONTRAPARTIDAS DE PATROCÍNIO

Pensamos globalmente, agimos regionalmente, temos hoje um excelente marketing digital, voltado para o social.

Através de divulgação de camisetas (mais de 400 unidades anual), banners, links, perfis em redes sociais como: Facebook; Snapchat; YouTube; Twittter; Site do Projeto; Instagran; Rádios e Jornais locais

Projeto Arte e Cidadania

( 51)  98 24 12005

Cidade de Sobradinho - RS